quinta-feira, 31 de março de 2011

Suzan Tirlone eleita Rainha da Exporã 2011

"Para mim foi uma honra ganhar esse concurso, quero agradecer o reconhecimento do povo, muito obrigado", agradeceu Suzan Tirlone eleita na noite de quarta-feira (30) a Rainha da Exporã 2011, no palco de shows do Parque de Exposições Alcindo Pereira, em Ponta Porã (MS).
Na apresentação do evento que valoriza a beleza da mulher fronteiriça, estiveram no corpo de jurados Dra. Sudalene Machado Rodrigues e o esposo empresário Claudinho Rodrigues , ex-vereador Nestor Loureiro Marques (Chiquito). Os jurados deram 100 pontos para a vencedora.
Com exclusividade a Lider FM 104,9 através do jornalista Lile Corrêa, entrevistou a Garota Exporã Suzan Tirlone que tem um sonho de "ser modelo profissional, ser modelo fotográfico". Ela esta no segundo ano do Ensino Médio e "esta no amor enrolada", com simpatia e elegência conquistou o público presente no evento e saiu do palco com muitos aplausos.
Finalizando ela deu um recado para os visitantes que tem até domingo (3) para participarem da 37a Exporã "aproveitem, curtam a Exporã que esta muito bem organizada, este ano tem shows maravilhosos, espero que vocês gostem".

quarta-feira, 30 de março de 2011

Feira de Artesanato acontece dia 8 de abril em Bela Vista

A prefeitura de Bela Vista, através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Cultura Esporte e Lazer, reuniram na manhã da ultima quinta feira (24), com os representantes dos artesões de Bela Vista, no receptivo da secretaria de Turismo, para convidar e tratarem de assuntos referentes à feira de artesanato que deverá ser incluída junto à realização da 2ª Feira da Agricultura Familiar.

Dea acordo com a secretária de Desenvolvimento Vânia Maria Barbosa Cabral, a realização do evento está prevista para o dia 08 de abril do corrente ano e com início as 16:00.
Dentro do evento estarão acontecendo diversas atividades culturais, como danças, canto, apresentações culturais, entre outros.
A Feira da Agricultura Familiar já está com lugar definido, que será no Calçadão da Avenida Teodoro Sativa, junto a Feira Central da cidade.
Segundo Vânia Maria Barbosa Cabral, “a realização do evento é mais um incentivo da administração “Cidade de Todos”, através do prefeito Chico Maia, e tem como finalidade fomentar renda ao pequeno produtor e artesãos do município, dessa forma estaria garantindo a sustentabilidade da família assentada como um todo", destacou o Fronteira News.

Ministro anuncia medidas para dar transparência às concessões de rádio e TV

Repórter: O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, quer colocar ordem nos processos de concessão de rádio e TV. Por isso, anunciou, nesta quarta-feira, medidas para o setor de radiodifusão. Uma das principais mudanças em estudo é a exigência de uma caução nos contratos de concessão das emissoras. Ou seja: para participar da concorrência pública, a empresa terá de depositar antes parte do valor da concessão. Se o interessado não ganhar a licitação, o dinheiro é devolvido. Isso deve valer para as próximas concorrências, que só devem ser abertas em um ano e meio, ou seja, depois que o Ministério zerar o estoque de processos de outorga parados, hoje na casa dos trinta e cinco mil. Tudo isso, segundo o ministro, para evitar que irregularidades e empresas sem capacidade financeira possam ter concessões de rádio e TV. Os casos irregulares já denunciados vão para o Ministério Público, de acordo com Paulo Bernardo.

Ministro Paulo Bernardo: A lei proíbe venda de outorga até cinco anos depois de concedida. Então, essas vendas que a pessoa ganhou a outorga e vendeu para ganhar dinheiro, isso é ilegal e pode levar à cassação. Nós vamos encaminhar para o Ministério Público para solicitar que seja tomada a medida cabível, que é abrir o processo de cassação.
Repórter: O ministro informou, ainda, que licitações em andamento na área de radiodifusão desde o início da década passada vão ser alvo de um pente-fino. Há casos em que o Ministério pode até cancelar a concorrência pública, que se arrasta há quase dez anos. Paulo Bernardo relatou, ainda, uma outra questão que já virou foco da pasta: os contratos de concessão fechados sem pagamento. Nesses casos, os processos estão sendo encaminhados para a Advocacia-geral da União e as empresas, cobradas judicialmente.
De Brasília, Andréa Xavier

terça-feira, 29 de março de 2011

Licitações de rádio e TV são comercializadas ilegalmente na internet

Concessões de direitos de transmissão de rádio e televisão estão sendo abertamente comercializadas, apesar de contrariar a regulamentação do setor. A prática ilegal de venda de licitações é relatada por reportagem da Folha de São Paulo, na segunda-feira (28).

Segundo a Folha, licitações recém aprovadas estão disponíveis para venda em sites especializados na internet. É possível adquirir a concessão de transmissão antes do prazo mínimo regulamentado pela lei. A legislação dita que é necessário pelo menos cinco anos de funcionamento para poder realizar a transferência à outra emissora.Antes do prazo só é permitido transferência de 50% das cotas, mas as transações ilegais são feitas por meio de contratos de gaveta.
Igrejas, políticos e empresários usam "laranjas" para comprar rádios e emissoras de TV, com links do Ministérios das Comunicações e Anatel para dar legitimidade a página
O secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica, Genildo Lins de Albuquerque Neto, reconhece que não tem meios para coibir o comércio ilegal. De acordo com o secretário, contratos de gaveta devem ser investigados pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal
O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, o deputado Bruno Araújo, acredita que a legislação é falha e precisa de um "aperfeiçoamento burocrático" para evitar que laranjas apareçam como proprietários de rádio e TV. "O ministério tem dificuldade [em constatar a prática], mas os instrumentos de aperfeiçoamento burocrático precisam se dar dentro da pasta.", explica o deputado.

segunda-feira, 28 de março de 2011

EXPORÃ: Líder FM entrevista senador Waldemir Moka

A Líder FM 104,9 foi à primeira emissora da fronteira a entrevistar o senador Waldemir Moka (PMDB) no Parque de Exposições Alcindo Pereira na manhã de sábado (26) na abertura da 37ª EXPORÃ – Exposição Agropecuária e Industrial de Ponta Porã (MS) que vai até o dia 3 de abril de 2011.

Na oportunidade os radialistas Ed Moreno e Luciano Lucena conversaram com o senador Moka que falou da sua satisfação de voltar à fronteira e reafirmou seu compromisso de trabalho pelo povo de Ponta Porã e região.
“Quero agradecer a confiança em mim depositado pelo povo pontaporanense, estou empenhado em Brasília na busca de recursos para os desabrigados e desalojados pelas chuvas no Estado”, acrescentou “em Ponta Porã tenho uma relação de amizade com o prefeito Flávio Kayatt e não poderia deixar de estar na Exporã, no momento em que o agro-negócio é fundamental par o desenvolvimento da fronteira”.
O senador bela-vistense ainda lembrou da sua relação de amizade com o jornalista Lile Corrêa, diretor artístico da 104,9 e bem no estilo fronteiriço fez uma saudação em “guarani” desejando sucesso aos integrantes da Líder FM.
A abertura oficial da Exposição aconteceu no Tatersal de leilões José Eduardo Paes e contou com a participação de autoridades e convidados do Sindicato Rural de Ponta Porã, presidido por Jean Paes.

domingo, 27 de março de 2011

Lider FM transmite ao vivo a Santa Missa direto da Igreja Matriz São José

A Lider FM 104,9 transmite a partir das 8h deste domingo (27) direto da Igreja Matriz São José de Ponta Porã (MS) à Santa Missa para milhares de ouvintes brasileiros e paraguaios.

A parceria pela transmissão foi possivel graças ao empenho do radialista Airton Francisco (Peninha). A Missa será celebrada pelo padre Paulo.Os internautas também poderão acompanhar a celebração da Missa pelo endereço eletrônico www.liderfmms.com.br
Chegada dos Redentoristas
Conta a história que aos 08 de abril de 1943, após uma viagem de 15 horas, chegam os padres Redentoristas. Pe. Haroldo Driscoel, como superior e Pe. Bernardo Rainer, como auxiliar. O Pe. Haroldo escreve no livro tombo: "O Pe. Januário e o clérigo Ângelo Alpi não estão com muita vontade de sair de Ponta Porã. Os dois salesianos fizeram o trabalho de quatro". Aos 17 de abril, os Redentoristas tomam posse da Paróquia de Ponta Porã. Arranjaram três professoras para o Colégio. No dia 29 de abril colacaram o quadro de N.S.P.Socorro no altar de Nossa Senhora. No dia 14 de julho de 1943 chegaram mais dois padres: José Fien e Lourenço Wlelan.
O Superior Provincial, Pe.M. Gearin e o Consultor, J.Murphy fazem a primeira visita no dia 27 de julho. Em 1945 chegam as Irmãs Vicentinas. No final deste ano, o Município contava com mais ou menos 40 mil habitantes. Além das irmãs, a Paróquia contava nesta época com 3 padres para o atendimento pastoral.
No dia 13 de fevereiro 1946, os padres Redentoristas começam a construção da nova casa paroquial. Hoje, os católicos são em torno de 40 mil, contando com toda a zona rural e o Município de Antonio João, que também pertence a esta Paróquia.

sábado, 26 de março de 2011

EXPORA terá cobertura completa da Lider FM 104,9

O Sindicato Rural de Ponta Porã abre oficial neste sábado (26) as 10h a 37ª Exporã (Exposição Agropecuária de Ponta Porã), que será realizada até o domingo 3 de abril no Parque de Exposições Alcindo Pereira.

O presidente do sindicato, Jean Pierre Paes Martins e sua equipe já estão prontos para receber as autoridades e os milhares de visitantes da feira mais importante da região de fronteira do Mato Grosso do Sul (Brasil) com Pedro Juan Caballero (Paraguai).
Para participar da EXPORÃ é preciso adquirir os ingressos que são únicos e dão acesso ao parque de exposições, ou seja, dão direito não apenas aos shows artísticos, mas a todos os eventos públicos que ocorrerem no recinto do parque de exposições. Os preços destes lotes antecipados custam entre R$ 10 e R$ 15, dependendo do dia e da atração. Também estão sendo vendidos os chamados ‘passaportes’, ao custo de R$ 50, válido para todos os nove dias da Exporã.
Os pontos de venda, segundo Jean Paes, são: Conveniência Santo Ponto (Auto Posto São Miguel), na Rua Tiradentes; Padaria Requinte, na Rua Marechal Floriano (em frente ao ponto final de ônibus coletivos) e na secretaria do Sindicato Rural (parque de exposições).
Cobertura Lider
A equipe da Lider FM 104,9 já esta presente na EXPORÃ fazendo parte do Clube de Imprensa e esta realizando a cobertura da abertura oficial com o pronunciamento das autoridades, transmissão ao vivo do Show de Calouros apresentado por Jarbas Pereira e o Rodeio Internacional com a assinatura da empresa Marca Cabeça do empresário Valdir de Brito.
Entre os profissionais da Lider FM estão o jornalista Lile Corrêa e os radialistas Ed Moreno, Luciano Lucena, Luiz Lobato, Antônio Morato, Silvio Dias, Fátima Kamoshita, Jarbas Pereira.
Os internautas poderam acompanhar a cobertura através do endereço eletrônico http://www.liderfmms.com.br/
(Com informações do Sindicato Rural de Ponta Porã - Jornalista Paulo Rocaro)

sexta-feira, 25 de março de 2011

Venezuela bate recorde com prato típico de 600 quilos

Para entrar para o Guinness, livro dos recordes, venezuelanos prepararam uma arepa, comida típica do país sul-americano, de seis metros de diâmetro e 600 quilos. A iguaria foi feita na quarta-feira (23), na capital Caracas, e foram usados 230 quilos de farinha de trigo em seu preparo, destacou o jornalista Lile Correa ao vivo na Lider FM 104,9 de Ponta Porã (MS).
A façanha humana foi registrada pela repórter fotográfica Ariana Cubillos da Agência de Noticias AP.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Deputado Giroto recebe prefeitos para discutir prejuízos das chuvas e buscar investimentos

O deputado federal Giroto (PR) esteve reunido na tarde de quarta-feira (23) com os prefeitos de Mato Grosso do Sul para buscar soluções aos prejuízos causados pelas cheias dos últimos dias, que causaram prejuízos estimados em R$ 100 milhões em estradas vicinais, pontes e danos em áreas urbanas.

Estiveram no gabinete do parlamentar os prefeitos de Chapadão do Sul, Jocelito Krug, também presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomassul); de Bodoquena, Jun Iti Hada; de Paranaíba, José Garcia de Freitas; de São Gabriel do Oeste, Sérgio Luiz Marcon; e o prefeito de Sidrolândia, Daltro Fiuza.
Os administradores municipais ressaltaram a necessidade em se garantir recursos federais para a recuperação das cidades e Giroto garantiu viabilizar esses recursos o mais rápido possível, “pois a recuperação deve ser imediata para não prejudicar a economia e o desenvolvimento do Estado”.
O parlamentar afirmou que se for o caso vai conversar no Palácio do Planalto com a presidente Dilma Rousseff e em todos os ministérios, destacou o jornalista Lile Corrêa ao vivo na Lider FM 104,9 de Ponta Porã (MS).

quarta-feira, 23 de março de 2011

Programa incluso no Guinness Book agora na Lider FM

No dia 29 de abril de 2011 Lile Correa vai comemorar 16 anos como recordista bi-mundial incluso no Guinness Book com a “maior participação em um programa de radio”.
Ponta Porã e Pedro Juan Caballero já tem a sua disposição uma nova opção na radiodifusão é a Lider FM 104,9 que tem como Diretor Artístico Lile Corrêa que esta de volta a fronteira.
A família Líder FM tem na sua programação Antônio Morato, Silvio Dias, Ed Moreno, Jarbas Pereira, Luiz Lobato, Jonathas, Fátima Kamoshita, Edinho Quintana, Luciano Lucena, Nicodemos Filgueiras Junior e Jota Barbosa.
A direção da Líder que tem a frente o engenheiro Juscelino Brum e Diretor Comercial Luiz Lobato apostam na valorização do comércio local e a participação dos ouvintes para alavancar a audiência.
Entre os novos programas está o “Show de Prêmios” que atinge milhares de ouvintes brasileiros e paraguaios no horário das 9h às 11h de segunda a sexta-feira.
No comando do programa o jornalista e radialista Lile Corrêa fazendo a alegria dos ouvintes, com a entrega de vários prêmios, para quem esta com o som do rádio sintonizado na 104,9. Entre os quadros do programa estão Top 15 (as musicas mais pedidas da programação), Desafio Stop, aniversariante do dia, torpedo premiado e a promoção: O que você faria com R$ 104,90? A resposta mais criativa ganha o dinheiro, nesta primeira semana ofertada pelo empresário Veimar Souza Marques.
O ouvinte Líder agora tem a sua disposição "alegria, animação e uma mensagem de otimismo" podendo participar ao vivo pelo (67) 3433.1049.
Os internautas podem conferir a nova programação através do endereço eletrônico http://www.liderfmms.com.br/
Peça sua musica pelo torpedo premiado (67) 9991.5831 e mande seu alô ao vivo pelo MSN liderfmnoar@hotmail.com
Guinness
O programa idealizado na TV por Silvio Santos, foi adaptado para rádio por Celso Portiolli em 1992 e logo a seguir comandado por Luis Henrique Nunes Corrêa, que conseguiu incluir o programa no Guinness Book em 1996 e 1997. Com isso o recorde como "locutor mais rápido do mundo atendendo telefonemas" permanece imbatível a cerca de 15 anos.
O programa citado no Livro dos Recordes “como a maior participação em um programa de rádio no Brasil, recebeu 372 ligações telefônicas ao vivo durante o Programa Show de Prêmios na Sociedade Rádio Ponta Porã (MS) em 29 de abril de 1996”.
Cada atendimento telefônico no tempo recorde de 4,8 segundos, em um fluxo normal sem interrupção.
De acordo com Lile Corrêa “colocar no nome de Ponta Porã no Guinness Book por duas vezes é motivo de orgulho para todos nós, agradeço a Deus a oportunidade de poder voltar a fronteira e rever os amigos podendo reeditar a Líder FM, com uma equipe de profissionais que fazem a diferença na comunicação”.

terça-feira, 22 de março de 2011

Repercussão: Ponte Internacional de Bela Vista pede socorro

Ponte Internacional do Rio Apa: é um monumento rodoviário internacional que, liga o município de Bela Vista no Mato Grosso do Sul ao de Bella Vista Norte no Paraguai. Localizada sobre o leito do internacional Rio Apa, sendo parte integrante da rodovia Brasília-Assunção (BR-060). Ela foi mandada construir pelo governo federal e inaugurada em l97l, pelos Presidentes: Emílio Garrastazu Médici - do Brasil e Alfredo Stroessner - do Paraguai.
Há muito tempo ela vem pedindo pede Socorro necessita urgente de reparos em varias partes, como acostamento em péssimo estado, buraco ao meio da ponte, necessita de pintura, restauração da iluminação e pintura de faixa.
Os moradores das duas cidades clamam por melhora na Ponte Internacional, que serve de ligação entre as duas Bela Vista, destacou o jornalista e radialista Ademir Mendonça ao vivo na Cidade FM 106,3.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Bela Vista realizará Desfile Show Garota da Fronteira 2011


Começou esta semana os preparativos para um dos desfiles mais esperados pela população bela-vistense. O Desfile Show Garota da Fronteira como foi titulado pela radialista Jonathan Torres (JT) esta tendo uma grande repercussão no município, meninas de todos os bairros já se preparam para a pré-seleção que será realizada no próximo mês por profissionais da área da moda.
O evento será dia 11 de junho véspera do dia dos namorados no Grêmio Pedro Rufino, em Bela Vista (MS) a animação da festa será de responsabilidade de uma das melhores bandas do estado de São Paulo. De acordo com a organização o nome da atração ainda não será divulgado, pois o clima ainda é de surpresa e grande expectativa para esse grande show na fronteira do Brasil com o Paraguai.
Ainda segundo a organização a premiação será de grande porte, assim incentivando cada vez mais o empenho e dedicação de cada garota em levar o nome da fronteira e região sudoeste para todo o estado de Mato Grosso do Sul.

sábado, 19 de março de 2011

DOF apreende Doblo carregado de cigarros em Bela Vista


Policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam um Fiat Doblò, com placas de Belo Horizonte, carregado com pacotes de cigarro. A ação aconteceu na BR-060, região de Bela Vista, no sudoeste do Estado.
No total foram apreendidos 2.599 pacotes de cigarro de diversas marcas. Questionado a respeito dos produtos, E. S. S., de 53 anos, morador de Campo Grande, disse que os comprou em Bela Vista Norte, no Paraguai, e levaria até a Capital.
De acordo com o Midiamax, diante dos fatos, o veículo e o cigarro foram apreendidos e encaminhados à Inspetoria de Receita Federal da cidade de Bela Vista para providências cabíveis.

Deputado Giroto defende fim de reeleição de presidente e governadores


O deputado Giroto (PR-MS) defendeu na reunião realizada na manhã de hoje (15), do bloco partidário, para que haja “mandato tampão” – prolongamento do prazo legalmente previsto de um mandato – para que prefeitos e vereadores governem por 6 anos; para a adoção do mandato de cinco anos no executivo e legislativo; e o fim da reeleição para os cargos de  presidente e governador.  O grupo é formado por 64 parlamentares e participam do bloco o PR, PRB, PTdoB, PRTB, PRP, PHS, PTC e PSL.
O presidente do PRTB, Levy Fidelis, que foi candidato a presidente da República na última eleição, disse que “o presidente do partido não consegue administrar partido e eleições, mal acaba uma disputa eleitoral, já tem de pensar em outra”, completando que vai fazer “com que a Câmara lidere a agenda da reforma político-partidária”.
Para Giroto, as extensões dos mandatos garantem “que os políticos tenham mais tempo de mostrar seu trabalho e além de diminuir os custos de realização de eleições”.  Pela proposta do bloco, o grupo defenderá a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) de autoria do deputado João Maia (PR-RN), que tem como objetivo principal a coincidência de mandatos em 2018, sendo que para isso na eleição de 2012 o mandato de prefeito e vereadores passariam a ser de seis anos.
Dois anos depois, em 2014, o presidente da República, governadores e deputado federais são eleitos para mandatos de quatro anos e a eleição de senador para o período de nove anos, um a mais que o período atual. “O objetivo é fazer com que coincida em 2018 os mandatos de todos os cargos eletivos”, destacou o deputado federal sul-mato-grossense Giroto (PR), que esteve na reunião.
Giroto conclui que “a partir de 2018, teríamos mandato de 10 anos para o Senado, com eleições a cada cinco anos para renovação de 1/3 e 2/3 dos parlamentares”, destacou o parlamentar. O parlamentar também explicou que a partir de 2018 os mandatos de presidente, governador, deputado federal, prefeito e vereador passariam a ser de cinco anos, com proibição de reeleição para presidente e governador.
O tema será levado para a Comissão Especial da Reforma Política da Câmara dos Deputados , que discutirá as propostas apresentadas no prazo de 100 dias.

Em emissora de rádio, população reclama falta de água



Várias pessoas enviaram mensagens de texto (torpedos) para o radialista Anselmo Lopes (Peninha) na Cidade FM 106,3 na manhã de sábado (19) reclamando da falta de água em Bela Vista na fronteira do Brasil com Bella Vista Paraguai.
O tratamento de água e esgoto é responsabilidade da autarquia municipal SAAE (Serviço Autonomo de Aguas e Esgotos) administrada pelo engenheiro Kiko Monteiro (primo da senadora Marisa Serrano).
Em resposta ao radialista o funcionário "Zé" informou que o SAAE esta realizando serviço de manutenção na bomba que capta água do rio Apa "por isso a capacidade esta em 50%, mais tarde já estará normalizado o sistema de abastacimento de água".
De acordo com Peninha "vamos economizar água gente, o pessoal do SAAE está trabalhando desde a madrugada".
Melhorias
Em matéria veiculada na Imprensa, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE – de Bela Vista informou que implantou no inicio do mês de março o seu mais novo sistema der cobranças de água e esgoto. O sistema implantado é semelhante a de grande empresas, como a ENERSUL, em que ao realizara a leitura o boleto de cobrança é emitido na hora.
Esse sistema implantado pelo SAAE, talvez seja o primeiro a ser implantado por um SAAE, dentro do estado de MS. Além do sistema de troca de emissão do boleto de cobrança, com aferição na hora, o SAAE também trocou todo seu sistema, isso é, seu sistema de programas, como parte contábil, licitação, arrecadação, etc, com a finalidade de agilizar todos os setores da empresa, dando maior transparência ao setor.
Segundo o Diretor do SAAE, engenheiro Kiko Monteiro, a autarquia também tem buscado melhorar a arrecadação, com programas de recuperação de inadimplentes e outros tipos de pendências, perdas, além de estarem colocando hidrômetros em locais que ainda não possuíam esse tipo de controle no consumo e usavam os serviços com tarifa mínima, onerando dessa maneira a empresa em todos os sentidos, como energia e produtos.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Estudante de 19 nos vence Desafio STOP da FM PAN

A sétima edição do Desafio STOP da FM PAN 100,9 foi vencida pela estudante Vanessa Cabreira Barbosa de 19 anos. Ela conseguiu marcar 120 pontos em setenta segundos e levou para casa a premiação de R$ 100,90 entregue pelo empresário Cleiton Miranda na manhã de sexta-feira nas dependências da Tele Gás em Aquidauana (MS).
O empresário Cleiton Miranda destacou que “a Tele Gás esta orgulhosa de oportunizar aos ouvintes da FM PAN premiação para uma competição sadia e educativa”.
Vanessa moradora do Jardim Aeroporto em Aquidauana contou que “tive a ajuda da minha mãe Verônica, e o prêmio vou gastar com as minhas filhas Giulia (4 anos) e Gabriele (um ano e nove meses). Ela esta grávida de seis meses e ainda não fez ultra-som para saber o sexo da criança, mas esta confiante “na próxima semana vou ligar na FM PAN e tentar ganhar novamente”.
Para o jornalista Lile Corrêa apresentador do Programa TOP 15 em que a brincadeira escolar Desafio STOP lidera a audiência no rádio “é muito bom saber que os ouvintes estão usando a internet para pesquisar as respostas das perguntas, além deles reunirem a família para participarem da competição”.

MiniCom lança Plano Nacional de Outorgas para rádios comunitárias



O Ministério das Comunicações lançou, nesta quinta-feira, o Plano Nacional de Outorgas para Radiodifusão Comunitária (PNO). O objetivo é universalizar o serviço, garantindo que todos os municípios brasileiros tenham pelo menos uma emissora comunitária. O plano também vai tornar mais ágil o processo de autorização de rádios comunitárias e dar mais transparência ao trâmite.
Uma das diretrizes, para isso, é a divulgação de um calendário com as datas dos 11 avisos de habilitação que serão lançados até o fim deste ano, bem como as cidades contempladas em cada um deles. A idéia é que os interessados em instalar uma rádio comunitária possam se planejar com antecedência e deixar toda a documentação organizada, evitando que o prazo de 45 dias seja sempre prorrogado, como vinha acontecendo. Os calendários serão divulgados sempre no início de cada ano.
Os 11 avisos que serão lançados em 2011 vão contemplar 431 municípios em todas as regiões. O primeiro aviso será publicado na primeira quinzena de abril e incluirá 51 municípios - sendo três no Norte, 13 no Nordeste, um no Centro-Oeste, sete no Sudeste e 27 no Sul.
“Nós queremos que haja uma universalização da oferta de serviços.Com o esforço que faremos neste ano, considerando os pedidos que já existem aqui mais esses que nós vamos ofertar, nós chegaremos, no ano que vem, a 85% dos municípios”, afirmou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Hoje, o serviço de radiodifusão comunitária chega a 76,90% do país.
Outra novidade é que sete desses avisos serão lançados diretamente pelas delegacias regionais do ministério, desafogando o trabalho dos técnicos que atuam em Brasília. O Plano também estabelece critérios objetivos para a definição das cidades contempladas. Entre eles estão a prioridade para aquelas onde já houve manifestação de interesse na exploração do serviço, bem como para as mais populosas. Existe também a preocupação de que a universalização aconteça de forma concomitante em todas as regiões do país.
Universalização
Atualmente, há autorização para funcionamento de 4.283 emissoras de rádios comunitárias. No entanto, há mais de duas mil cidades que não têm nenhuma rádio comunitária (13 para onde nunca foram lançados avisos de habilitação; 1.268 sem outorgas, apesar de já ter havido avisos anteriormente e 727 onde ainda há processos em andamento). Diante desse quadro, o objetivo do governo é que todos os 5.565 municípios tenham pelo menos uma emissora.
Uma das metas do PNO é justamente atender as 13 cidades que nunca tiveram aviso de habilitação – muitas delas estão localizadas na Grande São Paulo, região que apresenta algumas dificuldades técnicas.
O Plano Nacional de Outorgas foi elaborado a partir de uma pesquisa inédita realizada pela Secretaria de Comunicação Eletrônica do ministério, que mapeou a distribuição das rádios comunitárias pelo país e identificou os principais obstáculos na outorga de novas emissoras. Para que o Plano passe a valer, não será necessário um novo marco legal, pois a iniciativa trata exclusivamente de políticas para agilizar e universalizar o serviço.
Entenda como funcionam os avisos de habilitação
O aviso de habilitação é o meio utilizado para tornar público o chamamento das entidades que desejem executar o serviço de radiodifusão comunitária em determinadas localidades. Permite a participação tanto das entidades que já manifestaram interesse em operar o serviço quanto daquelas que ainda não enviaram ao ministério o formulário de demonstração de interesse, disponível no site.
Após a publicação do aviso, as entidades têm um prazo para apresentar toda a documentação solicitada pelo ministério.  A seleção é feita a partir da análise desses documentos. Depois de publicada a portaria de autorização, a entidade deve aguardar a emissão de uma licença de funcionamento para iniciar o serviço.
Conheça os detalhes do Plano Nacional de Outorgas para Radiodifusão Comunitária:Clique aqui.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Ministro da Agricultura vai redigir minuta para atender produtores rurais em MS



O ministro da Agricultura, Wagner Rossi (PR), vai redigir minuta específica para que o Conselho Monetário Nacional (CMN) possa socorrer os produtores rurais que tiveram prejuízos com as chuvas em Mato Grosso do Sul. A afirmação foi feita durante reunião com o deputado Giroto (PR) e a bancada federal, na manhã de hoje (16), em Brasília.
De acordo com Rossi, o ministério está atento ao problema e não medirá esforços para atender aos produtores rurais sul-mato-grossenses. “Eu quero atender, mas a decisão passa pela Fazenda (Ministério da Fazenda), a relação banco-cliente é personalíssima”, afirmou o ministro, explicando que há um acordo entre a instituição financeira e o produtor a ser respeitado.
Giroto é otimista e diz que “a conversa foi muito produtiva porque encaminhamos, de forma concreta, o atendimento aos agricultores de nosso Estado”. A bancada vai conversar também no Ministério da Fazenda para viabilizar junto ao CMN a aprovação de condições especiais para os produtores renegociarem suas dívidas. A proposta é discutir a renegociação das dívidas no CMN, que precisa autorizar as condições “excepcionais” para os agricultores do Estado. O deputado federal Moreira Mendes, presidente da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA), também participou do encontro.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Aumenta casos de violência doméstica em Aquidauana

Aquidauana (MS) – Por volta das 21h15 do dia 15, policiais militares do Grupamento PM de Cavalaria do 7º BPM deslocaram-se até uma residência na rua Onze, bairro Nova Aquidauana, onde um jovem de 22 anos estaria ameaçando sua esposa, também de 22 anos. Ela contou para a PM eles tiveram uma discussão no centro da cidade, quando o mesmo veio a gritar com ela e manda-la calar a boca. Na residência ele ainda continuou a discutir e a ameaçar, e passou a agir também contra a sogra, de 48 anos de idade. O autor ainda disse que se elas chamassem a polícia ele retornaria e mataria as duas. Posteriormente, o jovem novamente saiu para beber e ao retornar, começou de novo a ameaçá-las. O 190 foi acionado e a GU da Cavalaria foi até o local e prendeu o autor, encaminhando-o para a Delegacia de Aquidauana.
Já por voltas das 00h07 do dia 15, os PMs da Cavalaria se dirigiram até uma residência na rua Onze e prenderam um homem de 28 anos de idade. Uma mulher de 56 anos disse que todas as noites seu filho se reuni para beber com os amigos, com muita gritaria e algazarras, além de não querer mais ir trabalhar. Ela e os outro familiares se sentem incomodados, pois precisam levantar cedo para o trabalho. Nesta ocasião, a avó do autor, uma senhora de 79 anos, chegou a interpelar o neto e seus amigos, mais o mesmo ficou enfurecido e partiu para cima da idosa e chegou a ameaçar de dar um soco na própria avó. Não contente, ele entrou para dentro da residência e começou a quebrar tudo, sendo contido pelo seu próprio pai, um senhor de 51 anos. A PM foi até o local e encaminhou o autor para a Delegacia de Aquidauana. Os amigos do autor, ao ver que a PM foi acionada, evadiram-se do local tomando rumo ignorado. 
As ações da PM de Aquidauana foram destaque no Programa Bronca do Gugu apresentado pelo jornalista Lile Corrêa e narradas pelo repórter policial Edson de Souza. 
Na foto os radialistas Edson de Souza e Genaro Arguelho conversam com o Comandante do 7 BPM Major Cândido.
Fonte: Assessoria de Comunicação do 7º BPM- R. Garcia

segunda-feira, 14 de março de 2011

Giroto participa de ‘união de forças’ para garantir recursos a cidades atingidas por temporais

O deputado federal Giroto (PR-MS) vai buscar em Brasília mais recursos para atender as cidades atingidas pelos temporais que caíram nos últimos dias no Estado. Hoje, o Governo Federal repassou R$ 5 milhões aos cofres estaduais, apesar do Governo Estadual pleitear R$ 109 milhões – em virtude da gravidade dos estragos causados pelas cheias. O parlamentar do PR vai unir forças com a bancada federal sul-mato-grossense para viabilizar o dinheiro.
O objetivo da mobilização de todos os deputados federais e senadores é convencer o Governo Federal para liberar recursos emergenciais compatíveis com a realidade de cada município. Só para Campo Grande serão solicitados R$ 40 milhões, além dos R$ 109 milhões que foram pedidos ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, na última sexta-feira, durante visita ao Estado. Este dinheiro é para recuperar 31 pontes e 1.117 quilômetros de rodovias estaduais destruídos pela força das águas. Para reconstrução das pontes em concreto são  R$ 28,474 milhões e outros R$ 80 milhões são para recuperar as estradas.
O anúncio desta união de forças foi na tarde de hoje (14), em Campo Grande, na sede da Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul (Assomassul) durante encontro da bancada federal, o governador André Puccinelli e 40 prefeitos de Mato Grosso do Sul. Na reunião, o governador  aconselhou os prefeitos a elaborarem decretos consistentes de “situação de emergência” para minimizar o risco de não receber recursos federais. Giroto alega que ” partir de amanhã vou ao Ministério da Integração para reforçar o pedido de recursos para recuperar os estragos”.
Segundo Puccinelli, por falta de documentação muitos municípios deixam de receber dinheiro, já que para fazer aplicação do dinheiro, a União exige documentação e projetos. Ele disse que ainda não foram liberados nem mesmo os mais de R$ 9 milhões solicitados ao Governo Federal para socorrer oito municípios que decretaram situação de emergência em setembro de 2010.
O presidente da Assomasul, Jocelito Krug (PMDB), disse que o problema maior é com as estradas vicinais, o que vem a comprometer tanto o escoamento da safra agrícola quanto o transporte escolar. (Fonte: Assessoria)

domingo, 13 de março de 2011

Lider FM: Naviraiense de virada faz 4x2 no Ponta Porã



A equipe do Jacaré do Cone Sul, o Naviraiense vice-campeão estadual de 2010 derrotou o time de Ponta Porã por 4 a 2 em um virada emocionante, na manhã de domingo (13), no Estádio Aral Moreira, na cidade fronteiriça do Mato Grosso do Sul com Pedro Juan Caballero (Paraguai)
O Ponta Porã chegou a estar vencendo o time da Naviraí por 2 a 0, com gols do jogador Batata e Nelsinho. Mas foi surpreendido com dois gols de Juninho, que empatou a partida. Celso ampliou em uma cobrança de pênalti e fez 3 a 2. Adriano Chuva fechou a virada do Naviraiense por 4 a 2.


Lider FM
A equipe esportiva Boa de Bola da Lider FM 104,9 com narração do radialista Ed Moreno, comentários Neder Ferreira e reportagens Mauro e Lile Corrêa, equipe de apoio Silvio Dias, Luiz Lobato, Antônio Morato levaram a emoção do futebol aos ouvintes da "rádio caçula da fronteira".
No domingo a equipe de esportes da Lider FM transmite ao vivo a partida entre Ivinhema versus Ponta Porã.






Futebol: Lider FM 104,9 transmite Ponta Porã versus Naviraiense



Líder FM chega para ficar e já estará com o Ponta Porã no Campeonato Estadual
Equipe de esportes Líder, transmite no domingo, o jogo de estréia do Ponta Porã, contra o Naviraiense.
A Rádio Líder FM, 104,9, emissora que recentemente iniciou seus trabalhos em Ponta Porã, já chega para fazer a diferença nas coberturas jornalísticas dos principais eventos da cidade. E a primeira missão será da Equipe de Esportes Líder, no jogo de estréia do Ponta Sociedade Esportiva no Campeonato Sul-mato-grossense.
Com Ed Moreno na narração e participações de Lile Corrêa e Néder Ferreira nos comentários, além de reportagem de Mauro Camargo, a equipe contará com o apoio logístico de Silvio Dias, Antonio Morato e Luis de Moura Lobato.
A partir das 9 horas da manhã do domingo, a Equipe Líder já inicia os primeiros contatos direto do Estádio Aral Moreira, local da partida do Ponta Porã Sociedade Esportiva e Centro Esportivo Naviraiense. O jogo será válido pela primeira rodada do Campeonato Estadual de Futebol da Série A.
De acordo com o diretor artístico da Rádio Líder FM, Lile Corrêa, a estréia do Ponta Porã no estadual de futebol será apenas a primeira de muitas coberturas esportivas e jornalísticas que a emissora fará no município. “Temos a obrigação de acompanhar o time do Ponta Porã no campeonato. Mas não ficaremos somente nisso. Vamos estar presentes na Copa Morena de Futsal, temos o Brasileirão pela frente. Isso porque estamos falando somente de esporte. Vem muito mais por aí. A Líder FM vem para ficar e vamos fazer um trabalho profissional, sério e responsável na história do rádio em Ponta Porã ”, declarou.
Para o confronto deste domingo, o técnico Nei César, pretende usar o fator campo para enfrentar o Naviraiense. “Esperamos o apoio do nosso torcedor, vamos fazer nossa estréia com um forte adversário e temos que aproveitar que estamos jogando em casa para estrear bem no campeonato, se possível com a vitória”, afirmou.
Um dos jogadores remanescentes do elenco que conquistou a Série B no ano passado, o meio campo Luis Henrique, disse a equipe de esportes da Líder FM, 104,9, que o time tem várias mudanças em relação ao ano passado, mas que confia no trabalho desenvolvido pelos atletas e comissão técnica. “Trabalhamos muito para fazermos nossa estréia, agora chegou a hora. Temos muitas mudanças em relação ao time do ano passado. Futebol é adaptação e o atual elenco se preparou muito para fazermos um ótimo campeonato”, disse.
O jogo entre Ponta Porã e Naviraiense será às 10 horas no Estádio Aral Moreira. O valor da entrada será de 10 reais. A jornada da Equipe de Esportes Líder, começa a partir das 9 horas.

sábado, 12 de março de 2011

Clube de Imprensa define participação na Exporã



Em reunião realizada na noite de sexta-feira (11) na Câmara Municipal, o Clube de Imprensa de Ponta Porã definiu a ordem de participação dos órgãos de imprensa de Ponta Porã no estande dos meios de comunicação no parque de exposições, durante a 37ª Exporã (Exposição Agropecuária de Ponta Porã). Como é tradição, o site Mercosul News e a agência Mahcro Mídia Digital farão a recepção dia 26 de março.

No dia 27 será a vez do jornal El Vigilante; dia 28, Guia da Fronteira e Proart; dia 29, os sites Conesul News e Vips & Famosos; dia 30, rádio Nova FM e site Apareci.net; dia 31, Sintercom; dia 1º de abril, Rádio Líder FM e site Notícias da Fronteira; dia 2, Jornal da Praça, e dia 3, Parra Produções e o site Pontanews. Cada órgão sorteado fará a recepção e providenciará a alimentação em seu dia.
O presidente em exercício do CIPP, Eder Rubens, informou que as carteirinhas dos associados em dia com a tesouraria do Clube serão entregues até o dia 15 de março. Dois fotógrafos – Lécio Aguilera e Léo Veras – farão a cobertura da Exporã. A distribuição das fotos de interesse jornalístico à imprensa será feita pela Agência Mahcro Digital, via e-mail. (Fonte: Paulo Rocaro - Foto Léo Veras)

sexta-feira, 11 de março de 2011

Empresários da Fronteira realizam Operação Tapa Buraco

Andar com os veículos pelas ruas de Bela Vista transformou-se em uma aventura nada agradável após as ocorrências de chuvas acima da média nesse período de Verão aliadas à falta de manutenção nas vias públicas, que deveria ser feita pela Prefeitura. Buracos espalhados em todas as regiões da cidade colocam em risco a vida dos ocupantes de veículos e dos pedestres, que podem ser atropelados em algum acidente. Os buracos prejudicam também o sistema de suspensão, rodas, pneus e amortecedores dos veículos, danos que pesam no bolso dos cidadãos e que podem resultar em acidentes graves.
Cansados de esperar por uma ação do poder publico, grupo de empresários resolveu cuidar do péssimo estado de conservação que o asfalto se encontra perto da Receita Federal, principal entrada de turista na fronteira, os comerciantes tem reclamado bastante da situação caótica que se encontra essa via.
O grupo contratou um caminhão que despejou na manha de quinta-feira (10) cascalho nos buracos que estava deixando os motoristas apavorados com tanto buraco na pista. Já e a segunda vez que esse tipo de ação acontece, primeiro foi a Receita Federal com seus funcionários que resolveram por conta própria realizar uma operação tapa buraco, paliativa no local.
Em suas andanças por Bela Vista, a equipe do site fronteiranews constatou o óbvio, pelo menos para grande parte da população que nitidamente percebe o quanto a cidade está cheia de buracos.
“A cidade precisa urgentemente de uma operação ‘tapa buracos’, sobretudo um projeto que refaça o leito de veiculos nas vias da cidade”, comentou o ex-prefeito Abraão Zacarias.
A grande parte da cidade que não tem asfalto também precisa ser revista, pois depois há muito tempo a população clama por melhorias nos principais bairros de Bela Vista e as ruas ficam cheias de ondulações. “O intenso tráfego de ônibus e caminhões pelas ruas tem causado não só uma deteriorização mais rápida e acentuada no asfalto, mas também grandes transtornos para os motoristas de veículos de passeio, isso porque a prefeitura não esta fazendo o básico”, explicou um motorista.
Para o radialista Alfredo Rodrigues a maioria desses veículos grandes (ônibus e caminhões) andam pela cidade em velocidade incompatível e não respeita carros pequenos. “Espero que a prefeitura tome uma atitude e comece a trabalhar para recuperar a nossa cidade, pois os buracos precisam de urgente reparo. E não é só colocar uma ‘casquinha de asfalto’ para dizer que foi feito. É preciso que seja refeito um trabalho de primeira para depois não derreter com as chuvas”, enfatizou.
Um exemplo de falta de manutenção e abandono está na Avenida Teodoro Sativa, próximo ao Obelisco Internacional. A erosão formada no local traz o risco de queda de um veículo a qualquer momento para dentro da enorme erosão que se formou em virtude de desmoronamento. O buraco é uma armadilha e qualquer descuido, ou distração, pode ser fatal.
Outro lugar que retrata bem a situação de abandono e descaso é a Rua General Osorio no chamado centro velho, onde varios buracos de todas as formas e tamanhos estão espalhados no acostamento e em algumas partes na pista. Um morador do centro de Bela Vista, disse que o poder publico esqueceu de realizar manutenção no asfalto que se encontra em pessimo estado. “Esqueceram do povo que mora nessa região da cidade. Essa rua é importante para os milhares de moradores, para os motoristas de carros de passeio e também para os turistas que vão ao Paraguai, pedestres e ciclistas”, afirmou.
Um buraco profundo, que o motorista quase não vê e que acaba servindo também como armadilha, está localizado em frente ao Super Mecado Arco Iris, na Rua Voluntario da Patria quando a pessoa que está ao volante do veículo percebe, o buraco está muito próximo e muita gente já teve que trocar o sistema de suspensão e os amortecedores. O risco de um acidente grave é evidente, pois a rua é estreita e a circulação dos veículos é permitida nos dois sentidos e a situação e calanitosa.
Na Rua Tiradentes , proximo ao Posto Santa Maria os motoristas devem ter muito cuidado também com um enorme buraco. Um morador da região, disse que desde o ano passado faz ligações ao serviço de atendimento da Prefeitura e reclamações na Administraçãol, mas não teve sucesso até o momento e a coisa esta terrivel.
A Prefeitura justifica, que nesse período de tempo instável os serviços de recuperação do asfalto e recapeamento ficam prejudicados porque devem ser feitos em dias que não apresentam ocorrências de chuvas. 
Fonte: Ademir Mendonça - Fronteira News

Maria Cecília e Rodolfo farão primeira turnê internacional

A dupla sertaneja Maria Cecília e Rodolfo vai fazer uma turnê internacional pela primeira vez este mês. Os Estados unidos é o lugar de divulgação da turnê do CD e DVD Ao Vivo em São Paulo (gravado em 2010 no Espaço das Américas).
Nesta sexta-feira (11), o duo tem passagem marcada pelo Tuxed Club de Danbury, em Connecticut. No sábado (12), eles cantam em Nova Jersey, no Palácio Europa e domingo (13) no Club Lido, em Massachusetts, Boston. Sob direção de Eduardo Maluf, o espetáculo é voltado para o chamado público hispânico.
Maria Cecília confessa estar com um "friozinho" na barriga por fazer esta turnê. "É como se a gente subisse no palco pela primeira vez. No fundo, é mesmo, pois vamos estrear no exterior", define a cantora. Rodolfo explica que esta viagem será o contato com o público brasileiro que mora fora. "Muitos colegas já cantaram nos EUA, nos mesmos lugares para onde estamos indo. Todos falam que a emoção é intensa. Afinal, somos o elo destas pessoas com o Brasil. Muitos não vêm para o Brasil há anos. Vamos levar muita alegria a todos".
No repertório, os hits Quem Ama Cuida, Primeiro Passo, Os Dias Vão, Você de Volta, Coisas Esotéricas e Tchau, Tchau. A dupla também promete cover de músicas de artistas como Jorge Benjor, Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Kid Abelha e Alexandre Peixe.(Com informações do site Terra)

quinta-feira, 10 de março de 2011

FM PAN divulga as ações da Policia Militar de Aquidauana (MS)

O Programa Bronca do Gugu da FM PAN 100,9 de quarta-feira  (9) apresentado pelo jornalista Lile Corrêa e o DJ Elson Luiz contou com a participação do repórter policial Edson de Souza que destacou as ações da Policia Militar de Aquidauana.
Adolescentes furtaram desabrigada pela enchente
Policiais militares do 7º BPM, compondo a Guarnição de Radiopatrulha, às 16h20 do dia 07, realizavam rondas nas proximidades da praça Imaculada Conceição quando foram solicitados por um cidadão, um homem 45 anos. Este relatou para a PM que alguns objetos de uma mulher de 29 anos, que estavam abrigados no salão paroquial por causas das cheias do rio Aquidauana; haviam sido furtados por alguns adolescentes, sendo que três deles ainda estavam no interior do salão.
Prontamente, a PM atendeu a solicitação e apreendeu os três menores, sendo dois de 12 anos e uma adolescente de 14 anos. Após esta apreensão, os PMs chegaram até outras duas adolescentes, ambas de 13 anos. Alguns dos objetos foram localizados nas residências de dois dos infratores e outros estavam de posse dos mesmos, como por exemplo, dois aparelhos celulares encontrados com a adolescente de 14 anos.
Todos os adolescentes foram encaminhados para a Delegacia de Aquidauana, onde também compareceram a vítima e duas testemunhas para registro da ocorrência.
GU Rotai do 7º BPM de Aquidauana prende homem por furtar supermercado
Aquidauana (MS) – Policiais militares do 7º BPM, da GU Rotai, no dia 07, às 17h30, foram acionados pelo COPOM para se deslocarem até a rua Pandiá Calógeras onde funcionários do supermercado Nakagami haviam detido um homem de 38 anos, que foi flagrado furtando objetos das prateleiras do estabelecimento comercial. Na checagem constatou-se que o autor havia pegado dois desodorantes e saído sem pagar. Ele foi conduzido para a Delegacia de Aquidauana.
Anastácio: violência doméstica 
No dia 07, às 15 horas, uma equipe da Radiopatrulha do 2º Pelotão PM de Anastácio, unidade pertencente ao 7º BPM de Aquidauana, atendeu mais um caso de violência doméstica. Os PMs foram acionados e se dirigiram até uma residência nas proximidades da Sanesul, em Anastácio. No local eles prenderam um homem de 51 anos de idade, que estava em visível estado de embriaguez e que havia agredido sua própria irmã, uma mulher idosa, de 71 anos de idade. Ele chegou a empurrar e dar soco na vítima, causando-lhe uma lesão no braço. O autor foi preso e apresentado na Delegacia de Anastácio.
PM do distrito de Piraputanga – 7º BPM - apreende um jovem e um adolescente por furto
Aquidauana (MS) – No dia 07, às 12h20, policiais militares do destacamento PM em Piraputanga receberam uma denúncia de um cidadão que está trabalhando com o som do evento carnavalesco, na praça central do distrito. Ele relatou para a PM que lhe furtaram uma das caixas de som que estavam guardadas no alojamento da praça. Sendo, portando, que era preciso duas pessoas para carregar a caixa, devido o tamanho e peso.
Os PMs iniciaram diligências e começaram a levantar informações, chegando até duas pessoas, um jovem de 19 anos e um adolescente de 17 anos. Eles confessaram a autoria do furto e levaram os PMs até à residência onde estava a caixa de som furtada. Ambos foram encaminhados para a Delegacia de Aquidauana.
PM de Bodoquena – 7º BPM - prende dois jovens em vias de fato do evento de carnaval. Um deles tinha um mandado de prisão em aberto
Na madrugada do dia 08, por volta da 01h25, policiais militares de Bodoquena realizavam o policiamento no evento de carnaval, centro da cidade, e flagraram dois jovem em vias de fato, um de 25 anos e outro de 19 anos. Eles foram levados para a Delegacia de Bodoquena e lá se constatou ainda, durante checagem no sistema, que o jovem de 25 anos tinha um mandado de prisão em aberto, da comarca de Bonito.
Com informações da Assessoria de Comunicação do 7º BPM - R.Garcia

quarta-feira, 9 de março de 2011

FM PAN: Moka visita Aquidauana e busca ajuda para desabrigados da chuva


Chuvas causaram R$ 24 milhões de reais de prejuízos em Aquidauana
O senador Waldemir Moka (PMDB) disse na tarde de quarta-feira (9), em entrevista ao vivo ao jornalista Lile Corrêa que o Governo Federal encaminhará ajuda aos desabrigados pela chuva em Mato Grosso do Sul, como água, cestas básicas, cobertores e medicamentos.
A declaração aconteceu durante o Programa Roda de Tereré apresentado por Alex Mello na FM PAN 100,9.
O senador confirmou que acionou nesta quarta-feira o Ministério da Integração Nacional, que colocou a estrutura do gabinete da Secretaria Nacional de Defesa Civil à disposição dos prefeitos e do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul.
O senador Moka disse ao prefeito Fauzi Suleiman e secretários presentes na entrevista no Aeroporto de Aquidauana (MS) que a assessora Cornélia Manes “tem experiência e competência para auxiliar os prefeitos Fauzi e Douglas, por isso foram colocados três aparelhos de fax e correios eletrônicos para que os prefeitos encaminhem os pedidos de ajuda, principalmente os de emergência, como demanda por medicamento, água, cesta básica”.
“Estou novamente em Aquidauana e Anastácio, desta vez para me solidarizar com as vitimas da cheia do Rio Aquidauana, e vou me empenhar ao máximo para que recursos venham para ajudar na recuperação das estradas, pavimentação asfáltica, também faremos gestão para mais casas populares para os ribeirinhos”, pontuou Moka.
De acordo com o senador, todos os municípios atingidos de alguma forma pelo mau tempo serão ajudados. “Vamos pedir ajuda para todas as cidades que tiveram problemas com as fortes chuvas”, disse.
Para receber ajuda federal, os prefeitos devem elaborar plano de trabalho relatando os estragos e os recursos necessários para a recuperação. “Só com esse relatório nas mãos é que a Secretaria de Defesa Civil em Brasília poderá homologar o estado de emergência”, alerta Moka.
Em entrevista a FM PAN, o prefeito Fauzi Suleiman mencionou que “já estou de posse do relatório da Defesa Civil com os prejuízos causados pelas chuvas e chegam a cerca de 24 milhões de reais, a ajuda do senador Moka como das autoridades federais será fundamental para reconstruirmos Aquidauana”.
De acordo com o prefeito “estamos solicitando recursos junto às autoridades estaduais e federais para a recuperação das estradas vicinais, pavimentação das ruas, construção de casas populares, já estamos com o relatório da Defesa Civil para enviarmos à Brasília”.
Durante a recepção ao senador Waldemir Moka, o prefeito fauzi Suleiman estava acompanhado dos secretários municipais Marcus Marcellus Chebel, Paulo Reis, Archibald Joseph Lafayhette Stocker MacIntyre (MAC), Vanderley Camposano da Rocha, entre outros. (Fotos: Genaro Arguelho e Lile Corrêa)

Prefeito visita ribeirinhos e discute demolição de casas no MS


O prefeito de Aquidauana (MS) Fauzi Suleiman (PMDB) e sua esposa Selma mantiveram na segunda feira (07) a rotina diária de visitar as famílias ribeirinhas desabrigadas pela cheio do Rio Aquidauana e que estão acomodadas em abrigos disponibilizados pela Prefeitura da cidade. Além de visitar as famílias abrigadas no Ginásio Poliesportivo e na Escola Cândido Mariano o prefeito Fauzi Suleiman tem participado ativamente das decisões da Defesa Civil Municipal coordenada pelo Major Quintana, atual comandante do 1º Sub Grupamento de Incêndio do Corpo de Bombeiros em Aquidauana. “As operações desenvolvidas pelo Exército e pela Defesa Civil são prioridades neste momento de dificuldade e apreensão”, disse Fauzi Suleiman em entrevista ao Aquidauana News.

terça-feira, 8 de março de 2011

Em emissora de rádio, prefeitos suspendem aulas por causa de enchente

Com estradas vicinais danificadas, pontes arrancadas e com o Rio Aquidauana chegando a 10,12 metros, (a maior cheia dos últimos 21 anos) e com assinatura de decretos de emergência, os prefeitos Douglas Figueiredo (Anastácio) e Fauzi Suleiman (Aquidauana) atendendo recomendação da Defesa Civil, resolveram suspender as aulas na rede municipal de ensino até sexta-feira.
O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (8) ao vivo durante o programa Radar apresentado pelo vereador Corrêa Filho, na FM PAN 100,9.
“Queremos preservar as cidades de maiores danos, nossa prioridade são as vidas dos nossos munícipes”, pontuou Dr. Douglas Figueiredo.  
Com relação ao comércio foi decretado feriado municipal por dois dias para evitar o fluxo de caminhões e pedestres pela ponte nova na Rua Teodoro Rondon onde o Exercito Brasileiro construiu uma passadeira e na Ponte Velha onde a passagem de carros já esta proibida.
O prefeito Fauzi Suleiman agradeceu o apoio da Defesa Civil ao Major Claudinei Quintana do Corpo de Bombeiros “que tem nos ajudado muito neste momento difícil que nossa cidade esta enfrentando”.

Ele também agradeceu o apoio do Exército Brasileiro, Policia Militar Ambiental (PMA), Policia Militar, secretários municipais “empenhados no suporte as famílias desalojadas e desabrigadas”.
O prefeito de Aquidauana enalteceu o trabalho das Igrejas: Católica e Evangélicas que “estão fazendo uma corrente de solidariedade em favor da coletividade atendendo com carinho e amor as famílias que estão alojadas na Poliesportiva e na escola Cândido Mariano”. 

FM PAN
A equipe de radialistas da FM PAN 100,9 continua arrecadando roupas, colchões, alimentos não pereciveis de rápido consumo para serem doados as familias desabrigadas e desalojadas pela cheia do Rio Aquidauana.
As colaborações estão sendo endereçadas a Rua Marechal Mallet, 1406 - Bairro Guanandi. Informações: (67) 3241.6056 ou (67) 9991.5831.